A Câmara de Alfândega da Fé vai investir cerca de 100 mil euros na recuperação da Capela de Santo Amaro, na Legoinha, freguesia de Vilar Chão e, assim, iniciar a criação de uma "Rota da Fé" no concelho.



"Quando se fez o levantamento do património religioso do concelho, foi descoberto um conjunto de pinturas a fresco evocativas de são Geraldo, que era desconhecido até então, com valor patrimonial e artístico significativo e que vamos agora recuperar", disse à Lusa, a presidente da autarquia de Alfândega da Fé, Berta Nunes.

As pinturas murais existentes na capela de Santo Amaro vão ser restauradas, já que se trata de um importante conjunto de frescos datados que, segundo os especialistas, remontam ao século XVI e que ocupam uma área "bastante significativa" daquele templo religioso.

As obras vão implicar também a reabilitação da capela, que se encontra em avançado estado de degradação, e permitir uma restauração daquele espaço.

Segundo o caderno de encargos da intervenção, trata-se de uma obra que vai custar cerca de 100 mil euros e inclui a recuperação do edifício da capela.

"Há uma parte mais antiga e outra mais moderna que vão ser recuperadas, já que essas duas capelas, que estão justapostas, terão de ser intervencionadas em simultâneo ", explicou a autarca.

A partir da Capela de Santo Amaro, a autarquia vai implementar uma rota turística e cultural, a que vai chamar de" Rota da Fé", um itinerário que vai ter como elemento agregador as pinturas murais existentes nos espaços de culto do concelho.

"Será uma rota turística de pinturas murais. Temos no concelho cerca de seis localidades em que nas capelas ou igrejas existem pinturas murais, com interesse patrimonial e artístico. A capela da Legoinha vai ser o ponto de partida para essa rota", acrescentou Berta Nunes.

O percurso da Rota da Fé abrange a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação de Valverde, a Capela de S. Geraldo de Vale Pereiro, a Capela de Nossa Senhora do Rosário de Sendim da Ribeira e a Capela de Nossa Senhora de Jerusalém de Sendim da Serra, assumindo a Capela de Santo Amaro as funções de Centro Interpretativo de todo este projeto.

Fonte: Agência Lusa

Enviar um comentário