A Praia da Ribeira na Albufeira do Azibo é uma das 21 finalistas para a eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal. Está integrada na categoria de Praias de Albufeiras e Lagoas e para votar, os portugueses devem faze-lo através do 760 207 705 até ao dia 7 de setembro. As 7 Maravilhas são reveladas a 8 de setembro.

Estes é um espaço que oferece a todos os visitantes excelentes comodidades para ótimos momentos de lazer. Alia um longo areal a uma extensa e bem cuidada área ajardinada, à oferta de atividades e recursos como a prática de canoagem e btt; campo de voleibol; parques infanti; bancas de leitura, artesanato e produtos regionais; bares e restaurantes.

Tem ótimas condições de acessibilidade, de ligação direta ao IP4, futura A4, estacionamentos ordenados e bem sinalizados e serviço de segurança em permanência assegurado pela GNR. Integrada em área de Paisagem Protegida, é mantido por diversas equipas um trabalho atento de limpeza, ao qual se juntam os pontos de separação de lixo colocados em áreas bem visíveis, e as diversas iniciativas de educação ambiental realizadas junto dos utentes destes espaços.

A partir da Praia da Ribeira, parte-se à descoberta de uma zona de enorme riqueza paisagística e biológica, escolhida como refúgio por muitas espécies animais. A aventura pelos bem cuidados e sinalizados trilhos, levam-nos ao encontro de paisagens deslumbrantes, podendo observar, nos diversos pontos criados para o efeito, algumas das espécies de aves que aqui nidificam.

Na envolvente, é possível conhecer um pouco da cultura, história e tradições do concelho. Na aldeia de Salselas o Museu Rural contém uma notável coleção de objetos testemunhos da forte relação entre o homem, a terra e a sociedade rural.

Podence é conhecida pelos famosos Caretos, figuras ancestrais de grande tradição carnavalesca. As visitas à Casa do Careto e à Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora da Purificação e Monumento Nacional, são obrigatórias.

Para saborear adeliciosa gastronomia transmontana é muita a oferta de restaurantes, e para retemperar forças existem algumas unidades de turismo rural disponíveis e de alojamento local em Santa Combinha, aldeia que muito bem conserva a típica traça tradicional.

Enviar um comentário