O Município de Torre de Moncorvo entregou gratuitamente 50 talhões com cerca de 100m² a famílias do concelho para cultivo de vários produtos hortícolas.

A inauguração das hortas comunitárias sustentáveis decorreu dia 19 de Maio, Sábado, no Parque Urbano de Torre de Moncorvo. Presentes na inauguração estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Eng.º Aires Ferreira, e Vereadora dos Espaços Verdes, Alexandra Sá, que procederam à distribuição dos talhões e entrega das chaves. O Município ofereceu a cada aderente um conjunto de hortícolas para que estes pudessem dar início à plantação das suas hortas.

As hortas comunitárias possuem um sistema de rega gratuito que funciona por gravidade, sendo a água proveniente de nascentes e águas pluviais.

Os terrenos foram entregues aos munícipes por um período de um ano sendo passível a sua renovação por iguais períodos. A cerimónia de assinatura dos acordos de utilização entre o Município e os aderentes decorreu na manhã de Sábado, no Centro de Memória de Torre de Moncorvo. Aí realizou-se também uma acção de formação sobre horticultura geral e biológica e inimigos das culturas, proferida por três docentes do Instituto Politécnico de Bragança.

Com esta iniciativa o Município contribui para a melhoria das condições de vida da população local, optimiza assim os terrenos municipais disponíveis, promovendo a criação de espaços verdes e dinâmicos.

Enviar um comentário