O recém-eleito presidente da Federação Distrital do Bombeiros de Bragança (FDBB) reclama a colocação de postos avançados do INEM nas 12 cooperações do distrito instaladas nas sedes de concelho.

"Com a colocação de postos avançados do INEM teríamos mais uma arma ao nosso dispor para poder socorrer com mais eficácia situações de casos urgentes e transportar os doentes com maior rapidez para as unidades de saúde", disse hoje à Lusa Diamantino Lopes.

Segundo o responsável, a colocação nos corpos de bombeiros de ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) seria mais "eficaz"e traria mais segurança às populações.

"Não tem sido fácil o diálogo com o INEM nesta matéria e colocação deste tipo de ambulâncias não foi a mais adequada no distrito de Bragança, até porque se poderia ter aproveitado algum equipamento já existente nos quartéis de bombeiros e ao mesmo tempo uma aposta clara na formação de recursos humanos enquanto as instalações existentes servirem de base às ambulâncias", destacou o dirigente.

Por outro lado e no que diz respeito ao transportes de doentes não urgentes já que houve uma redução " drástica" nestes serviço que afetou "seriamente" a finanças dos cooperações de bombeiros do distrito de Bragança.

"O transporte de doentes não urgentes é um problema complicado para os bombeiros, em média as corporações perderam cerca de 50 por cento das suas receitas enquanto mantêm os postos de trabalho e os meio de transporte alocados a este tipo de serviço", acrescentou Diamantino Lopes.

No sentido de minimizar os custos e obter receitas, o novo dirigente da FDBB avançou que os bombeiros estariam disponíveis para fazer o transporte dos alunos em alguns concelhos, em acordo com as autarquias, e mesmo tempo sensibilizar as câmaras a cobrarem uma taxa a incluir no recibo da água que seria canalizada para as finanças dos bombeiros do distrito de Bragança.

Fonte: Lusa

Enviar um comentário