O novo bispo de Bragança-Miranda, José Cordeiro, foi ordenado ontem, domingo, numa cerimónia que contou com a presença de milhares de pessoas, tendo sido já considerada o maior acontecimento social da diocese dos últimos anos.

Ordenação de D. José Cordeiro. Foto: ©Agência Eclésia
José Cordeiro, com 44 anos de idade, é o bispo mais novo de Portugal e é também um dos poucos nomeados para a diocese de origem, onde o "acolhimento e a amizade" o têm surpreendido, ao mesmo tempo que a expectativa em torno da sua juventude "acarreta uma maior responsabilidade", disse.

Na cerimónia de ordenação o novo bispo citou, na sua curta saudação, Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner e Miguel Torga, afirmando que “a nossa realidade pastoral exige a coragem, a confiança e a paciência para ir ao encontro dos homens e das mulheres do nosso tempo, testemunhando que também hoje é possível, belo, bom e justo viver a existência humana à luz do evangelho".

D. José Cordeiro manifestou o desejo de se encontrar, “logo que seja possível”, com os “movimentos e organismos eclesiais, com as diferentes autoridades, meios de comunicação social e instituições de solidariedade” da diocese.

“Peço a Deus um coração que escute os sinais dos tempos e os desafios que neles se manifestam, para ser um humilde servidor da Beleza, da Verdade, do Amor e da Alegria para vós e convosco”, disse, citado pela agência Eclésia.

Nesta cerimónia a Igreja foi representada por mais de 35 bispos e 150 padres portugueses, oriundos de Roma e de países Lusófonos, tendo marcado presença o núncio apostólico, D. Rino Passigato, e o secretário da Congregação dos Bispos (Santa Sé), D. Manuel Monteiro Castro.

A ordenação de José Cordeiro foi feita pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, José Policarpo, e pelos dois bispos que o antecederam na diocese de Bragança-Miranda, António Montes Moreira e António Rafael.

O novo bispo vai estar à frente de uma diocese que foi criada em 1545 e posteriormente reorganizada em 1922. Actualmente tem uma população de esmagadora maioria católica estimada em 136.459 habitantes, segundo os resultados preliminares dos Censos 2011, recentemente divulgados.

Enviar um comentário