A Câmara de Torre de Moncorvo vai investir cerca de meio milhão de euros na recuperação da antiga estação de caminho-de-ferro da vila e nas obras de prolongamento do traçado do ecopista até Carviçais.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira, disse que o estaleiro municipal que ocupa o interior do perímetro da antiga estação vai ser transferido para a zona industrial, o que permitirá libertar um espaço com história, existente no núcleo urbano da vila.

Os trabalhos de remoção do estaleiro que ocupa o espaço da antiga estação terão início no próximo mês de julho, quando começará também todo o processo de requalificação do complexo ferroviário.

"Ao concluir a ecopista, estamos a proporcionar um espaço de atração para a prática desportiva dos residentes e turistas e ao mesmo tempo estamos a garantir a manutenção do canal ferroviário da antiga linha de caminho-de-ferro do Sabor", referiu o autarca à Lusa.

Aires Ferreira adiantou que caso seja "reativada" a linha do Sabor, o canal ocupado pela ecopista, ao longo de mais 20 quilómetros de extensão, estará em "perfeitas" condições de aproveitamento.

"Depois de concluídas as obras no imóvel da antiga estação, o mesmo servirá como unidade de apoio a todo o traçado da ecopista", acrescentou.

No entanto, o autarca é da opinião que no edifício da estação seja instalado futuramente o Museu do Ferro, alegando que o espaço onde está instalada a unidade museológica é "pequeno" e tem "poucas condições", apesar de se localizar numa zona central da sede de concelho.

Fonte: Lusa

Enviar um comentário