O concurso “7 Maravilhas da Gastronomia®”, pretende divulgar e promover o património gastronómico nacional, reconhecido e apreciado em todo o mundo pela sua diversidade. Após a divulgação e promoção do património histórico e natural do nosso país, as “7 Maravilhas®”, promotor por excelência da identidade nacional, vão continuar a explorar os grandes valores e paixões dos portugueses.

Este novo concurso pretende reflectir todas as componentes da boa mesa portuguesa, e iniciou -se com mais de 430 candidaturas apresentadas por entidades públicas, privados e indivíduos a título particular.

A selecção inicial teve o apoio do Conselho Científico, constituído, entre outras entidades, pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, a Federação Minha Terra, a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, as Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal.

A nível da nossa região a DESTEQUE, gestora local do LEADER I, LEADER II e LEADER +, e actualmente gestora do subprograma 3 do PRODER / abordagem LEADER na Terra Quente Transmontana representando os municípios de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Vila Flor e Mirandela, na qualidade de associada da Federação Minha Terra e com o objectivo claro de promover a qualificação, valorização e promoção dos produtos agro-alimentares e agro-florestais como pilar da sua Estratégia Local de Desenvolvimento, submeteu 11 receitas que foram seleccionadas para as “7 Maravilhas da Gastronomia”.

Deste conjunto três pratos foram seleccionadas como pré-finalistas, sendo a Alheira de Mirandela(IG) seleccionada na categoria de Prato de Entrada; a Alheira de Mirandela(IG) com grelos salteados na categoria de Prato de Carne e Tordos Fritos ou Fritada dos Passarinheiros na categoria de prato de caça.

A Alheira de Mirandela(IG)foi eleita na categoria de Prato de Entrada.

Esta decisão foi deliberada pela assembleia de “notáveis” que seleccionou o nosso enchido como a única representante da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Desde ontem, dia 7 de Maio, que está em curso a votação através do site www.7maravilhas.pt para eleição dos primeiros classificados, sendo que cada endereço de e-mail tem direito a um voto. É também possível votar por sms bastando para isso enviar uma mensagem para o nº 68933. Quem pretender votar na alheira de Mirandela deverá marcar o número 701 na mensagem a enviar. Esta votação prolonga-se até ao próximo dia 7 de Setembro.

Enviar um comentário