Decorreu no passado fim-de-semana, na aldeia de Parada, concelho de alfândega da Fé, a romaria a Santo Antão da Barca.

O local, situado na margem direita do rio sabor, tornou-se em fonte de notícia desde que foi anunciada a construção da barragem, uma vez que aquele recinto com valor etnográfico e significado religiTamanho do tipo de letraoso vai ser submerso pelas águas da futura albufeira.

O projecto hidroeléctrico vai obrigar à transladação de todas as estruturas que integram actualmente o recinto onde se realiza a romaria.

A transladação de toda a estrutura arquitectónica deverá acontecer no último trimestre de 2011, estando já escolhido o novo local, avançou fonte da EDP à agência Lusa.

Segundo o mesmo responsável “a mudança de local do santuário obedeceu às preocupações da população e da Confraria do Santo Antão da Barca, no sentido de preservar a tradição e devoção tida com o santuário”, por isso, referiu, a capela será mudada “pedra a pedra” para um local que estabeleça ligação visual e contacto com as águas do rio.

Entre os habitantes da aldeia de Parada as opiniões de aceitação ou rejeição da mudança do santuário dividem-se, contudo um sentimento parece unânime entre aquela população: a fé inabalável que têm pelo Santo Antão da Barca.

Enviar um comentário