Decorreu no passado dia 15 de novembro, na cidade de Bragança, o I Congresso do Ensino Superior do Interior organizado pelas associações académicas das instituições de ensino superior do interior do País.



A iniciativa reuniu no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) o Secretário de Estado do Ensino Superior, as associações de estudantes, os responsáveis dos institutos politécnicos de todo o país e eleitos locais para demonstrar o papel que desempenha o ensino superior na coesão e desenvolvimento regional e local.

Segundo a organização do congresso o principal objetivo foi sensibilizar o Governo e o resto do país para as ainda existentes assimetrias entre um aluno do interior e um do litoral.

O Presidente da Câmara Municipal de Mirandela também esteve presente do decorrer dos trabalhos, defendendo a manutenção e a importância do ensino superior no interior do país.

Recorde-se que em Mirandela existem cerca de 1000 alunos a estudar na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT), integrando uma das 5 escolas existentes no IPB.

Sublinhou ainda a ideia do papel fundamental das autarquias na simbiose cidade/instituição, dando o exemplo da autarquia de Mirandela que canalizou parte das verbas que lhe foram atribuídas dos fundos comunitários para a construção do novo edifício da EsACT.

Enviar um comentário