Os Presidentes da CCDR-N e da Xunta de Galicia, Emídio Gomes e Alberto Nuñéz Feijóo, acordaram desenvolver um novo plano estratégico de investimentos para a euro-região Galiza - Norte de Portugal, para aplicação entre 2014 e 2020, na sequência do encontro realizado hoje em Bruxelas, à margem da "Semana Europeia das Cidades e Regiões - Open Days".

"Estão relançadas e normalizadas as relações de cooperação na euro-região", afirmou Emídio Gomes, na sequência do encontro. "O Norte e a Galiza sempre estiveram na vanguarda da cooperação europeia e devem assumir a sua função de motor da cooperação entre Portugal e Espanha", declarou.

O Presidente da CCDR-N assumiu, neste contexto, o objetivo de que a Região Norte beneficie de metade do pacote financeiro destinado à cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha.

Na agenda do encontro, estiveram projetos de interesse comum como a conetividade e a articulação logística das duas regiões.

"O Norte e a Galiza são duas economias integradas e com enorme vocação exportadora. Não por acaso são economias com superavits comerciais. O que as duas regiões esperam é, entre outros aspetos, uma ligação em ferrovia competitiva, para passageiros e mercadorias, entre Vigo, Porto e Lisboa, concretizável no próximo quadro comunitário de apoio", afirmou Emídio Gomes.

Em novembro próximo, os dois presidentes realizam o primeiro encontro formal em Santiago de Compostela. A presidência da Euro-região e o plano de cooperação e investimentos comuns para 2014/2020 estarão, novamente, na agenda de trabalhos.

Enviar um comentário