O projecto “Douro e Estrela – In Tourism” promove o seminário “Experiências de cooperação em territórios do Interior" na próxima sexta-feira, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.




Partilhar ideias sobre modelos de cooperação em territórios do Interior é o mote do próximo seminário promovido pelo projecto “Douro e Estrela – In Tourism”. A 11 de Outubro, no auditório do edifício de Ciências Florestais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, alguns mentores e/ou representantes de projectos em rede protagonizam o seminário “Experiências de cooperação em territórios do Interior”.

Este seminário pretende demonstrar, junto dos cidadãos, da comunidade universitária e das organizações associativas, as virtudes funcionais dos modelos de cooperação que se afirmam, em trajectórias de dificuldade e até de acentuada crise, como propostas alternativas. É disso exemplo o projecto “Douro e Estrela in Tourism”, cujo modelo associativo e cooperativo pode ser repercutido noutros contextos.

O vice-reitor da academia transmontana, Artur Cristóvão, que possui também um vasto trabalho de investigação na área do Desenvolvimento Rural, e a Chefe de Projecto da Estrutua de Missão do Douro, Célia Ramos, são responsáveis pela sessão de abertura.

O seminário contará com as intervenções de Cláudia Domingues, da Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro – Inovcluster, Salomé Caturna, da Rede Social de Macedo de Cavaleiros, Miguel Torres, daACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela, António Martinho, presidente da extinta Entidade Regional de Turismo do Douro que executou o projecto da Rede das Aldeias Vinhateiras do Douro, Celso Monteiro, Pequenos Agricultores em Rede, e Vera Medeiros, da Rede Empreendouro. O ponto final da sessão de trabalhos será colocado pelo director regional de Agricultura do Norte, Manuel Cardoso.

O projecto “Douro e Estrela – In Tourism” tem como objectivo a promoção integrada dosterritórios do Douro e Serra da Estrela, alicerçada na vertente turística. No plano de actividades está prevista a realização de uma série de seminários, tendo o último ocorrido em Janeiro, na cidade da Guarda.

Sobre o projecto «Douro e Estrela – In Tourism» 
Co-promovido pela AETUR e pelo NERGA, o “Douro e Estrela – In Tourism” almeja melhorar os níveis de competitividade das empresas (especialmente micro e PME’s), através do estímulo à cooperação empresarial e da promoção da imagem do território nos mercados internacionais.

O eixo central do projecto é a promoção externa do território de intervenção (Douro, Alto Trás-os-Montes, Serra da Estrela e Beira Interior Norte) e dos seus sectores de actividade, assentando em três pilares capazes de alavancar o desenvolvimento regional: a gastronomia e os vinhos, turismo de Natureza,touring cultural e paisagístico.

Enviar um comentário