O programa Ciência Viva implementado no concelho pelo Geoparque Terras de Cavaleiros esteve na Estação de Biodiversidade de Santa Combinha. 



Vinte pessoas, dos 6 aos 60 anos, estiveram presentes nesta sessão de biologia centrada nas borboletas, libélulas e libelinhas, mas que não descurou os outros aspetos da natureza.

“Procuramos passar a mensagem para uma sensibilidade pela natureza, incentivar que comecemos a olhá-la com outros olhos, vendo pormenores que normalmente não vemos no dia a dia”, referiu a formadora Paula Seixas. 

Nesta atividade realizada ao longo de uma extensão de 2,6 km do trilho Ricardo Magalhães, os participantes foram capturando com o auxílio das redes distribuídas no início, diversos insetos, que depois foram “apreciados, analisados os pormenores morfológicos das asas e olhos, identificados e libertados novamente”.

Esta “aula a céu aberto” foi participada por crianças de primeiro ciclo, professores do ensino secundário, ou “simples” curiosos, o que acaba por constituir um bom programa familiar ou para amigos, com “um discurso virado paras as várias faixas etárias e diferentes graus de conhecimentos”, assegura a docente da UTAD. 

Além das borboletas, libélulas e libelinhas, Paula Seixas destaca “aspetos muito interessantes de fauna e flora” na Estação de Biodiversidade de Santa Combinha. “Há aqui uma riqueza muito grande em plantas e aves (há inclusivamente uma atividade organizada em breve para observação), sendo de destacar também a significativa quantidade de anfíbios e répteis.”

A Ciência Viva regressa a 12 de agosto com a astronomia e a observação de aves na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo.

A 14 e 15 de setembro serão descobertos os segredos à volta da formação da terra nas atividades de geologia na Rota Geológica do Geoparque Terras de Cavaleiros.



 Programa: 
Dia 12 agosto – Astronomia – Debaixo das Estrelas 22:00H – Formador: Rui Miranda
Dia 12 agosto – Biologia – Aves do Geoparque Terras de Cavaleiros 08:00H – Formador: Paulo Travassos
Dias 14 e 15 setembro – Geologia – Rota Geológica do Geoparque Terras de Cavaleiros 09:00H – Formadores: Eurico Pereira e Diamantino Pereira

Enviar um comentário