Com a finalidade de dar "um ar mais colorido" ao centro histórico de Mogadouro, a autarquia transmontana está a distribuir 700 floreiras pelos respetivos moradores.




"As floreiras serão colocadas pelos moradores em janelas ou varandas, para assim tornar aquela área da vila mais colorida", disse à agência Lusa o vereador das obras públicas, António Pimentel.

Segundo o autarca, a iniciativa "está a ser bem recebida”, equacionando-se mesmo uma segunda fase de atribuição de floreiras, “caso as 700 unidades não cheguem para todos".

Entre flores e floreiras a autarquia investiu cerca de 10 mil euros.

A autarquia também já tinha financiado tinta branca para a pintura dos imóveis situados na zona histórica de vila, onde estão os principais monumentos locais como o castelo medieval, a igreja matriz, a igreja da Misericórdia.

A Câmara Municipal prepara ainda um projeto de dinamização comercial para as principais ruas e vielas daquela área onde, num passado recente, estiveram instalados pequenos negócios tradicionais como tabernas, pequenos comércios ou alguns artesãos.

A zona histórica tem perdido população por falta de atividade ou infraestruturas, pelo que a autarquia tenta agora "dar-lhe um outro ânimo", justifica o vereador.

A ideia central passa por “criar incentivos para que as pessoas recuperem as casas ali existentes e se dinamize uma zona da vila que se encontra algo despovoada, criando condições para a fixação da população", acrescentou António Pimentel.

Todo o projeto de requalificação e reabilitação do centro histórico da vila de Mogadouro importa em mais de quatro milhões de euros.

Fonte: Agência Lusa

Enviar um comentário