A Estação de Biodiversidade de Santa Combinha acompanha em 2,6 km o Trilho Ricardo Magalhães na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo. É um percurso pedestre circular de grau de dificuldade “fácil”, com início e término no Miradouro localizado nas proximidades da aldeia que lhe dá nome.

Ao longo de 2,6 km, este percurso está marcado com placas de orientação painéis interpretativos dos valores naturais desta área do Azibo. Com uma paisagem fantástica em que sobressaem a Serra de Bornes e a Serra do Cubo e as abundantes manchas de carvalhos e sobreiros mercê da ação do homem, esta é uma área de elevada riqueza biológica.

Aqui, além da oportunidade de observar os patos e mergulhões, as aves de rapina ou outros animais que têm na Albufeira do Azibo a sua morada, os visitantes podem conhecer outras espécies como os insetos, nomeadamente as libelinhas, as libélulas e as borboletas diurnas.



No caso destas últimas, é possível ver 43 espécies das 135 que se conhecem em Portugal continental, número resultante de um trabalho de inventariação e monitorização desenvolvido nos anos de 2011 e 2012 pela equipa do TAGIS, Museu Nacional de História Natural e da Ciência e Centro de Biologia Ambiental da Universidade de Lisboa, no âmbito do programa Macedo Natura, financiado ao abrigo do ON2 - O Novo Norte.

Mais informações aqui »»

Enviar um comentário