Ciclo de ateliers servirá para receber contributos dos principais atores regionais em relação a áreas-chave para o futuro da economia regional.





No âmbito da preparação da estratégia regional "NORTE 2020”, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) dá, hoje, início a um ciclo de ateliers temáticos para receber contributos dos principais atores regionais. O primeiro atelier é dedicado ao tema "Ciências da vida e da saúde” e terá lugar na sede da CCDR-N.

Neste encontro, estarão reunidos com a equipa “Norte 2020” centros de I&D, empresas e especialistas na temática que contribuirão para a definição de uma estratégia de cooperação entre a investigação regional (nomeadamente, ao nível da engenharia de tecidos, do cancro, das neurociências e do desenvolvimento das técnicas cirúrgicas) e as empresas, a indústria e os serviços na área da saúde (farmacêutica, dispositivos médicos, prestação de serviços saúde, turismo de saúde e bem-estar e cosmética).

A organização destes ateliers surge após a conclusão do período de auscultação dos municípios, através das Comunidades Intermunicipais e da Área Metropolitana do Porto, e visa promover a participação e envolvimento das personalidades e instituições que mais diretamente intervêm nas atividades-chave para a economia regional, nomeadamente, no contexto do próximo quadro comunitário 2014-2020. O ciclo contemplará temas ligados à especialização inteligente, ao emprego, à inclusão social, à sustentabilidade ambiental, à mobilidade, à educação e formação, entre outros.

A iniciativa NORTE 2020 visa responder ao mote da estratégia “Europa 2020” - a promoção de “um crescimento inteligente, inclusivo e sustentável” - e tem como intuito incentivar o envolvimento e participação dos vários atores regionais no processo de definição da estratégia de desenvolvimento regional, que marcará o futuro do Norte.

Enviar um comentário