Favaios
A Turismo do Douro lança sexta-feira, na Régua, o guia turístico da Rede das Aldeias Vinhateiras que faz um convite à descoberta do património, história e paisagem de Barcos, Favaios, Provesende, Salzedas, Trevões e Ucanha.



A iniciativa conta com a colaboração da Associação de Desenvolvimento da Rede das Aldeias Vinhateiras (ADRAV) do Douro, que foi criada para garantir a gestão e a dinamização das seis localidades.

Para o presidente da Entidade Regional Turismo do Douro, António Martinho, este guia representa "mais um instrumento para a promoção turística" deste território.

"Mas, de igual modo, pela informação nele contida, pelos dados que proporciona ao turista para melhor fruir o Douro, desde logo, a própria riqueza de cada uma das Aldeias Vinhateiras, com o seu enquadramento na região, contribuirá para a revitalização socioeconómica e para a fixação da população nesta parcela do interior do país¯, salientou o responsável.

Este livro faz o enquadramento geográfico e histórico das seis aldeias onde se explicam os fundamentos da sua importância para a Região Demarcada, revela os forais, a história dos pelourinhos, igrejas e mosteiros, a heráldica das casas brasonadas, os rituais e as tradições ancestrais, os feitos das figuras ilustres, as lendas e histórias antigas, curiosidades locais e regionais.

Contém ainda fotos e mapas de localização e plantas dos respectivos centros rurais e, sobre cada localidade, faz sugestões de circuitos a realizar e informação sobre o que visitar num raio de 60 quilómetros.

O guia dedica as últimas vinte páginas ao Douro natural e à descrição detalhada da "Grande Rota das Aldeias Vinhateiras", um circuito, segundo António Martinho, propicia ao turista o contacto com várias experiências de natureza paisagística, ambiental e natural, conduz o visitante ao melhor do património edificado, vernacular ou senhorial".

É ainda incluído um directório com contactos úteis e informação sobre alojamento, restauração e enoturismo da Região.

O lançamento do Guia integra um conjunto de iniciativas e ferramentas de promoção e comunicação da Rede de Aldeias Vinhateiras, inscritas na candidatura ao programa ON2 -- o Novo Norte.

A Turismo do Douro continua a trabalhar outras das vertentes do projecto como a sinalética turística e o website das Aldeias Vinhateiras, cuja adjudicação formalizou recentemente.

A rede de Aldeias Vinhateiras foi apresentada em Fevereiro de 2001, com o objectivo de fixar as populações, promover a dinamização socioeconómica dos aglomerados e divulgar o potencial turístico do Douro.

Este programa era financiado pela Acção Integrada de Base Territorial (AIBT) do Douro, através da Medida 2.1 da Operação Norte (ON), que viu parte da suas verbas serem utilizadas para obras de recuperação das intempéries do inverno de 2001.

Só três anos depois as verbas foram repostas, no âmbito da Reprogramação Financeira Intercalar da ON, do III Quadro Comunitário de Apoio, tendo as obras, na maior parte das localidades, começado em 2005.

©Lusa

Enviar um comentário