Um associação de desenvolvimento local quer abrir o apetite aos turistas com novas imagens de receitas tradicionais da Terra Fria Transmontana compiladas num receituário para distribuir em Portugal e no estrangeiro, foi hoje divulgado.


A Corane- Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina fez o levantamento do receituário tradicional dos quatro concelhos que representa - Vinhais, Miranda do Douro, Bragança e Vimioso - e vai divulgá-lo na Internet e em campanhas de promoção turística.

Porque “os olhos também comem”, as receitas originais vão aparecer com nova imagem para torná-las “mais apetitosas”, como adiantou Luísa Pires, coordenadora da Corane.

Os pratos escolhidos são cinco, a começar nas sopas com o Caldo de Cascas (vagem de feijão seca), seguindo-se as carnes com a conhecida Posta Mirandesa, o Butelo (enchido) com Cascas e o Javali no Pote com Castanhas, e a Bola Doce Mirandesa para a sobremesa.

Três destes pratos chegaram aos 21 finalistas do concurso “Sete Maravilhas Gastronómicas de Portugal” e foi a partir daí que a Corane decidiu realizar “o levantamento do receituário tradicional dos quatro concelhos que representa”, segundo a coordenadora.

O levantamento está concluído e segue-se a recriação de cada um dos pratos, “acrescentando às receitas tradicionais novos ingredientes como a inovação e a atratividade”.

“A ideia é respeitar o receituário tradicional mas queremos apresentar os produtos e os pratos de uma forma mais atrativa, mais cuidada, mais moderna e apetitosa”, explicou.

O trabalho de imagem será desenvolvido em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Bragança, para que o chefe de cozinha e responsável pela formação na área da hotelaria e restauração deste organismo confecione cada um dos pratos do receituário e sugira uma nova forma de apresentação.

Cada um dos pratos será fotografado e essas imagens vão acompanhar as receitas já recolhidas.

O receituário “deve estar concluído antes do verão e vai ser distribuído e promovido em todo o país e no estrangeiro”, segundo a responsável.

A coordenadora da associação acredita que “uma forte aposta na imagem da oferta gastronómica local, de reconhecida excelência, é capaz de atrair novos visitantes e de contribuir para o aumento da competitividade do setor da restauração”.

Luísa Pires espera que este trabalho possa também estimular a restauração local a apresentar “um maior número de pratos tradicionais nas suas ementas, a aperfeiçoar a imagem e até a recuperar algumas receitas já perdidas”.

“Já tivemos o caso dos Cuscos de Vinhais, estiveram praticamente perdidos e após a Corane ter insistido na sua recuperação, com a colaboração de algumas pessoas mais velhas do concelho, este prato gradualmente regressou às ementas dos restaurantes e até é apresentado como um produto gourmet”, exemplificou. @Lusa

Enviar um comentário