Na próxima quinta-feira, dia 18, um grupo de alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) realizará no Cercado de Corços de Grijó um trabalho de campo que auxiliará na contagem dos animais presentes.



A sua ação será focalizada na contagem de excrementos em percursos definidos e representativos com vários tipos de cobertura vegetal, importantes dados que em conjunto com outros métodos permitirão avaliar a quantidade de animais.

O Cercado de Corços de Grijó é propriedade da Associação de Caçadores de Grijó e Vilar do Monte, localizado na vertente noroeste da Serra de Bornes. Com 35 hectares vedados, é o maior cercado a norte do Rio Douro e o único gerido por uma Associação de Caçadores. Atualmente, com provas vídeo, fotográfica e outros dados, são contados 7 corços ali existentes, numa altura em que se caminha para o período de nascimentos.

O interesse científico pelo local tem suscitado a atenção de instituições de ensino, nomeadamente a UTAD que tem apoiado e acompanhado a monitorização dos animais. Em 2012, foi inclusive alvo da tese final de uma licenciatura em Engenharia Florestal que se “debruçou” sobre a Monitorização da eficiência do cercado de Grijó no fomento do corço. Nesse mesmo ano, alunos de Zootecnia realizaram um trabalho auxiliar de contagem dos animais.

Enviar um comentário