A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros conseguiu uma poupança de cerca de 11 mil euros no valor da fatura relativa à iluminação pública na cidade. Os dados são referentes ao período de 1 de outubro de 2012 a 29 de janeiro de 2013 em que o consumo energético verificou uma redução de 97 mil KWh.

Estes valores foram conseguidos após a implementação na sede de concelho do Plano de Redução da Fatura Energética de Iluminação Pública da Terra Quente Transmontana, prevendo a melhoria da eficiência energética na Iluminação Pública, tendo como principais objetivos a implementação de medidas para a promoção de um ponto de equilíbrio entre os níveis de iluminação necessários e o máximo de economia, o fomento de uma iluminação eficiente e adequada, assim como a redução do consumo de energia elétrica.

A execução deste projeto teve em conta 19 circuitos de Iluminação Pública em Macedo de Cavaleiros com a instalação de reguladores de fluxo luminoso. Em períodos noturnos de menor atividade e sem risco de perda de qualquer das qualidades funcionais e de segurança dos sistemas de iluminação pública, os reguladores de fluxo permitem diminuir o nível de luminância, não limitando a abrangência dos dispositivos luminosos e assegurando a adequada sensação de segurança.

Estes sistemas permitem economias diretas nos consumos de energia, bem como um aumento da vida útil das lâmpadas e uma substancial redução dos cistos de manutenção, uma vez que variam a potência consumida.

O impacte da implementação deste projeto também se pode quantificar ao nível ambiental, uma vez que desde outubro foi evitada a emissão de 40ton de CO2

Enviar um comentário