Um grupo de investigação da Escola Superior de Saúde de Bragança, liderado por André Novo, foi contemplado com uma bolsa no valor de cinco mil euros num concurso internacional lançado pela Fundacion Mapfre.



O valor monetário destina-se ao financiamento de um projeto que pretende melhorar a qualidade de vida das pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica. O projeto português foi um dos 45 premiados entre os 684 que se apresentaram a concurso. As candidaturas que foram sujeitas a concursos provém de países como Espanha, México ou Perú, sendo o trabalho transmontano intitulado, "Respire Qualidade de Vida", o único português a ter sido distinguido pela entidade.

Em declarações à Rádio Brigantia, André Novo explicou que "o projeto tem por objetivo a implementação de um programa de enfermagem de reabilitação no domicílio em utentes com esta patologia", querendo a equipa "melhorar a sua qualidade de vida".

Segundo André Novo, o trabalho resulta de "uma parceria estabelecida entre a Escola Superior de Saúde e a Unidade Local de Saúde do Nordeste, mais concretamente com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Carrazeda de Ansiães e os cinco mil euros vão servir para adquirir equipamento".

André Novo referiu que o projeto vai desenvolver-se em Carrazeda de Ansiães durante o próximo ano, mas que o propósito é alargar o programa a toda a região. "Neste momento temos identificados cerca de 14 utentes no concelho de Carrazeda de Ansiães, que fazem oxigenoterapia no domicílio, mas o nosso objetivo, a médio ou longo prazo, é alargar este tipo de intervenção a mais concelhos do distrito", sublinhou.

O projeto "pretende que a intervenção seja efetuada no domicílio dos doentes" já que estes têm "um grau de dependência um pouco elevado" - alguns dos quais precisam mesmo de fazer oxigénio durante 24 horas por dia. Assim, será possível conseguir "alguns ganhos ao nível da qualidade de vida e da capacidade funcional", concluiu André Novo.

Enviar um comentário