A Câmara Municipal de Alfândega da Fé, em colaboração com a associação micológica A Pantorra, vai promover uma saída de campo dedicada à apanha, identificação e degustação de cogumelos silvestres existentes no concelho.



A iniciativa acontece a 24 de novembro e inclui parte teórica e prática.

Esta é uma forma de chamar a atenção para a necessidade de valorizar os recursos locais, demonstrando a sua importância e potencial em termos económicos e turísticos, isto ao mesmo tempo que se alerta para a importância de preservar a fauna e flora dando a conhecer boas práticas na apanha das espécies micológicas concelhias.

A apanha de cogumelos para consumo alimentar e mais recentemente para venda é uma prática comum no concelho e tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, tornando-se numa fonte de rendimento extra para muitas famílias. Para além disso, as atividades relacionadas com este fungo têm vindo a constituir-se como um forte atrativo do ponto de vista turístico. Uma fileira que é necessário explorar e sedimentar, daí que o Município se tenha associado à Pantorra no sentido de a dinamizar.

O programa começa por volta das 09.00h com a receção dos participantes e breve formação sobre a temática da apanha dos cogumelos. O ponto de partida é o Posto de Turismo de Alfândega da Fé. A apanha/observação e identificação de cogumelos vai ter lugar nas encontras da Serra de Bornes, ao longo do Percurso Pedestre sinalizado como “Rota de Alvazinhos”.

As inscrições para esta ação devem ser efetuadas junto do Posto de Turismo de e têm um custo individual de 2,5€. A merenda temática tem um custo acrescido de 8€.

Enviar um comentário