É mais uma perda de serviços de saúde prestados à população do interior. A decisão foi efetivada pelo INEM no passado dia 1 de outubro e saldou-se numa nova substração de mais um serviço de emergência médica que era prestado à população transmontana.


O Executivo Municipal de Alijó demonstrou “o seu mais veemente repúdio pela decisão do INEM “ numa reunião camarária ocorrida no dia 4 deste mês.

Segundo os responsáveis locais “a extinção deste meio acarreta um prejuízo substancial nos cuidados de saúde prestados à população do Concelho”.

Numa deliberação da autarquia , resultante de uma reunião do executivo camarário, a ambulância SIV é considerada como “um meio de emergência pré-hospitalar colocado em Alijó, no ano de 2008, como forma de compensar o fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde, o que torna ainda mais inaceitável a desativação deste meio de socorro.

O argumento do reduzido número de saídas/dia da ambulância SIV apontado pelo INEM não deve ser atendido, pois basta que uma vida tenha sido salva para que este meio de emergência se assuma como imprescindível”.

Acresce, referem os responsáveis autárquicos, “ que a retirada da ambulância SIV rompe com um compromisso do Governo para com o Município de Alijó, sendo os compromissos para cumprir, independentemente das cores políticas dos Governos”.

Enviar um comentário