No âmbito da Regeneração urbana de Macedo de Cavaleiros, estão a decorrer em simultâneo as intervenções de regeneração na Avenida Infante D. Henrique, Bairro da Cortinha do Moinho e Bairro Duarte Moreno. O custo total das intervenções é de cerca de 1.625.000,00€, prevendo-se a sua conclusão até final do ano.

As obras iniciadas entre março e abril, permitirão a resolução dos problemas decorrentes da antiguidade das infraestruturas das zonas intervencionadas. Com a eliminação dos coletores mistos, até agora utilizados, as águas residuais terão conduta diferenciada da das águas pluviais, conferindo, além da mais valia ambiental, também benefícios ao nível económico, dado que deixa de ser efetuada uma cobrança excessiva aquando do tratamento. As novas redes de águas possibilitarão uma diminuição significativa de perdas, contribuindo para a salvaguarda dos recursos hídricos.

Desta forma, estas zonas ficam com modernas infraestruturas de redes de água, drenagem de águas pluviais e residuais, rede elétrica, gás e telecomunicações. Com isto, será também alterado o pavimento rodoviário e pedonal, reforçando as condições de habitabilidade, mobilidade e acessibilidade, nestas zonas, reforçando a coesão territorial e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

Além das intervenções realizadas nestas zonas da cidade, o programa de Requalificação Urbana de Macedo de Cavaleiros congrega os projetos da envolvente ao Complexo desportivo Municipal e Bairro da Bela Vista, praticamente concluídos.

No caso da obra do Estádio Municipal falta a colocação das massas betuminosas e da sinalização vertical e horizontal. No Bairro da Bela Vista, foram agora finalizados os ramais de ligação das habitações às redes de eletricidade e telecomunicações e colocadas as luminárias em LED na iluminação pública.

O Projeto de Requalificação Urbana de Macedo de Cavaleiros tem um custo total de 2.856.945,00€, comparticipados pelo Programa Operacional Regional do Norte –ON.2, no âmbito da candidatura da Câmara Municipal ao Eixo Prioritário IV.

Enviar um comentário