As apetitosas e carnudas cerejas de Alfândega da Fé e a Festa à qual emprestam o nome são pretexto para uma visita mais demorada a este concelho Transmontano. Quem passar por Alfândega da Fé, entre 8 a 10 de Junho, irá encontrar uma vila apostada em mostrar o que de melhor tem: a simpatia das suas gentes, a riqueza das suas paisagens e património e a excelência dos produtos locais.

Para quem é apreciador da natureza e vida ao ar livre fica a saber que durante os dias da Festa da Cereja há a possibilidade de participar na apanha do fruto ou caminhar pela vasta área de pomares de cerejeiras. Estão também disponíveis passeios de burro, btt ou todo o terreno sempre com as cerejas como pano de fundo.

Para revigorar o corpo e a mente o Hotel & SPA Alfândega da Fé disponibiliza tratamentos terapêuticos à base deste fruto. Esta unidade foi a primeira em Portugal a oferecer tratamentos à base de cereja. A cereja tem ação antidepressiva, propriedades afrodisíacas e constitui um elemento eficaz para fortalecer as funções cerebrais. Além disso, é conhecida pelas suas propriedades antoxidantes, remineralizantes, desintoxicantes e anti-inflamatório. A Cerejoterapia é um tratamento exclusivo deste SPA. Também inspirado neste fruto surge o Mergulho Sakura.

Um ritual de banho iniciado com uma esfoliação com cereja, seguido de banho de hidromassagem com óleos essenciais, finalizado com a aplicação de um leite corporal à base de cereja. Recorde-se que Sakura significa flor de cerejeira na cultura japonesa, esta flor desde sempre foi associada aos samurais, cuja vida era tão efémera quanto a da flor da cerejeira que se desprendia das árvores.

Prazeres à base de cereja que também se estendem à mesa do hotel. Aqui destaque para o bife com queijo e compota de cereja. Visitar Alfândega da Fé no fim de semana em que a Cereja é rainha implica uma paragem obrigatória no Hotel & SPA Alfândega da Fé, o primeira a oferecer a possibilidade de massagens ao ar livre e banhos de jacuzzi em plena serra, a mais de 1000m de altitude.

A descoberta da sede de concelho impõe-se, o turista pode visitar o Museu ao ar livre, com várias Esculturas em Pedra distribuídas por diferentes pontos da vila, a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues e deslocar-se até à zona histórica da vila. Aqui destaque para a Torre do Relógio, monumento emblemático do concelho, e para a magnífica vista oferecida pelo Miradouro do Castelo. Depois é tempo de passar pelo Recinto da Feira, onde se encontra o principal motivo da visita a Alfândega da Fé: a Cereja.

São passeios e atividades com sabor a cereja, que também podem ser consultadas no telemóvel, basta para tal aceder ao Welcome Guides, o guia inteligente de última geração com realidade aumentada. É que o município de Alfândega da Fé foi dos primeiros do país a aderir a este serviço.

Assim, ao chegar a Alfândega da Fé o visitante pode, através de um pequeno clique no telemóvel, conhecer muito mais da região. O Welcome Guides disponibiliza ao utilizador um vasto conjunto de informações, de forma imediata, as particularidades da área, desde património, cultura, alojamento, atividades e muitas outras. Através deste serviço o utilizador poderá ter acesso a todo o programa da Festa da Cereja, assim como obter orientações para chegar até ao local onde se realiza ou ficar a saber que em 2012 a Festa da Cereja celebra 30 anos, assumindo-se como uma das mais antigas realizações turísticas, culturais e económicas do Nordeste Transmontano.

No seu 30º aniversário a Festa da Cereja pretende continuar a afirmar-se como a principal montra do concelho, valorizando as vertentes económicas, culturais e turísticas. É essa
complementaridade que a Câmara Municipal, responsável pela organização do evento, pretende ver expressa na edição deste ano.

A Cereja é pretexto para promover e mostrar outros produtos locais e especificidades de um concelho que está apostado em fazer deste fruto um dos principais factores de atractividade turística. Daí que a aposta iniciada no ano anterior com a Festa a sair fora de portas e a integrar os pomares de cerejeiras continue este ano.

Em 2012 a Festa da Cereja privilegia os grupos culturais locais, neste campo destaque para a performance que o Grupo de Teatro da Escola Municipal de Teatro está a preparar para o dia da abertura, o “Bailinho da Cereja” pretende recriar tradições de outros tempos.

Para promover e estimular a continuação da produção deste fruto a Câmara organiza o Concurso de Sabores com Cereja. A prova decorre durante os 3 dias de Festa e à componente de divulgação juntam-se outros fatores como o mostrar as potencialidades da cereja, incentivar o uso da cereja na confeção de doces e salgados, dinamizar a criatividade e o saber tradicional e fomentar o turismo. Um concurso aberto aos locais que vai conferir outro sabor à Festa da Cereja de Alfândega da Fé.

A 2ª Corrida de Carrinhos de Rolamentos ou II Trial TT das Cerejas são outros dos eventos desportivos a destacar e que prometem mobilizar os adeptos destas modalidades. Ajuntar a isto a animação a musical a cargo de grupos como Costa Verde, Função PúbliKa e Puzzle Inacabado.

Enviar um comentário