Vários municípios do distrito de Bragança têm ao dispor dos visitantes um novo "guia" turístico que permite obter todo o tipo de informação e orientação recorrendo apenas ao telemóvel.

Trata-se de uma plataforma informática concebida por uma empresa de comunicação de Bragança, que aproveitou a tecnologia já existente para construir um guia "virtual" que reúne e disponibiliza toda a informação através de "um clique no telemóvel".

Para ter acesso a este novo "guia" basta possuir um "smartphone" e descarregar a aplicação que disponibilizará o "Welcomeguides", como explicaram à Lusa os criadores Vítor Pereira e Ana Fragoso.

O jovem casal, proprietário de uma empresa de comunicação (Conteúdo Chave), já convenceu cinco dos 12 municípios da região a aderir ao serviço e ambiciona conquistar outras regiões e telemóveis do país.

A plataforma que criaram "disponibiliza aos visitantes um moderno serviço de informação turística que fornece ao utilizador todo o esclarecimento sobre a região de forma imediata, dinâmica e atrativa", segundo descrevem.

Para o efeito basta direcionar o telemóvel para um monumento ou local e obterá de imediato a informação sobre serviços, monumentos, restaurantes ou hotéis existentes num raio de cinco quilómetros, bem como sobre horários de funcionamento, custos, e como lá chegar, através do sistema GPS.

O guia disponibiliza também outros dados, como as páginas na Internet e contactos, e a possibilidade de, em caso de necessitar alojamento, poder fazer reservas imediatas nas unidades aderentes.

"Se direcionar o telemóvel por exemplo para o castelo, poderá obter também informação que não encontra durante uma visita, como a história ou outros motivos de interesse relacionados com o monumento, daí chamar-se de realidade aumentada", explicou Vítor Pereira.

A vantagem deste sistema, segundo disse, é poder acrescentar permanentemente mais informação e serviços.

A "Welcomeguides" já está implementada em cinco municípios transmontanos, os de Alfândega da Fé, Bragança, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, com "os pontos de interesse e as particularidades de cada área geográfica, quer a nível de património, gastronomia, cultura, alojamento, atividades, entre outras".

De acordo com a explicação dos promotores, um visitante que chegue, por exemplo a Bragança, e que não conheça a cidade ou a região, conseguirá informação e aceder a qualquer local ou serviço com esta ferramenta.

Este "guia" está acessível a partir das aplicações gratuitas Layar, Wikitudes e Junaio, disponíveis para "smartphones" iPhone, Android, BlackBerry, Nokia e "tablets".

O "Welcomeguides" foi criado, segundo os promotores "com o intuito de incentivar e promover o uso de ferramentas inovadoras no sector do turismo, visando a implementação de uma estratégia de promoção eficiente e coletiva, tendo por base as novas tecnologias de comunicação".

Enviar um comentário