Sai para o terreno a primeira fase do projeto Jardins ao Natural em Alfândega da Fé. Técnicos autárquicos e população participam numa ação que visa recolher e identificar espécies locais, para posterior povoamento dos jardins municipais. A saída de campo, coordenada pelo professor António Crespi da UTAD, está agendada para as 10.00h, do dia 17 de março, com concentração no Posto de Turismo local.

Durante a manhã o objetivo é recolher plantas silvestres, aromáticas e medicinais existentes na flora local. Espécies que o projeto Jardins ao Natural quer valorizar, promovendo a sua utilização nos espaços verdes concelhios. Daí que no período da tarde os participantes vão proceder à plantação das plantas recolhidas nas estufas municipais.

Recorde-se que o projeto jardins ao natural surge numa altura em que em que se torna urgente rentabilizar recursos, reduzindo a manutenção e o consumo de água, promovendo, assim, a sustentabilidade dos espaços verdes públicos.

O Jardins ao Natural é também um meio de valorizara flora local, tornando o espaço mais natural. Além disso, com esta iniciativa a câmara quer fomentar a participação cívica ao possibilitar o envolvimento direto dos munícipes na delineação e manutenção dos jardins municipais. Por outro lado, o projeto assume-se como uma forma de promover uma cultura de responsabilidade e respeito ambiental.

Enviar um comentário