A Câmara de Miranda do Douro tem em fase final de remodelação o edifício que albergou ao longo dos anos a escola primária da cidade e que agora está transformado em arquivo municipal.

Segundo disse à Lusa o presidente da autarquia de Miranda do Douro, Artur Nunes, a transformação do antigo edifício escolar em arquivo municipal enquadra-se na política de recuperação do património do concelho, devolvendo, assim, a dignidade aos imóveis públicos.

A intervenção assentou na reorganização do edifício, adequando-o às funcionalidades pretendidas através da substituição de materiais degradados e criação de uma zona para instalações mecânicas e digitais de auxílio ao funcionamento do arquivo municipal.

"O arquivo municipal vai albergar o acervo histórico de um concelho que preserva um importante legado documental e mantê-lo em perfeitas condições de conservação", acrescentou o autarca.

Esta intervenção custou cerca de 80 mil euros, sendo financiada em 80 por cento pelo Programa Operacional Regional do Norte.

Cerca de 25 imóveis que, no passado, albergaram escolas primárias no concelho foram recuperados e entregues a juntas de freguesia, associações culturais e recreativas ou núcleos de caçadores.

Fonte: Lusa

Enviar um comentário