A Direcção Regional de Cultura do Norte está a realizar obras de reabilitação na Igreja Matriz de Vimioso, no distrito de Bragança. Esta intervenção, com um investimento de 162 mil euros, é realizada em parceria com a Câmara Municipal de Vimioso e está inserida na candidatura “Património Religioso do Leste Transmontano”, financiada por fundos comunitários FEDER, através do Programa Operacional Regional do Norte (ON2). A empreitada iniciou-se em Dezembro de 2011 e prevê-se que esteja concluída no próximo mês de Junho.

Esta intervenção destina-se a requalificar o interior da igreja, nomeadamente na recuperação e renovação de rebocos e pintura das paredes interiores, nos pavimentos e estrados de madeira e ainda do guarda-vento da porta principal. Nesta obra será ainda efetuada a impermeabilização e drenagem das paredes e coberturas, bem como a renovação da instalação elétrica e instalação de um sistema de deteção de incêndios.

Em 2006 foi executada a 1ª fase da recuperação da igreja tendo sido intervencionadas as coberturas e os paramentos exteriores e construída uma nova sacristia adossada à capela-mor. Esta intervenção inicial foi financiada pelo FEDER ao abrigo do programa INTERREG III, sendo a contrapartida nacional financiada, em partes iguais, pelo município de Vimioso e o então Ministério da Cultura.

A igreja de S. Vicente, matriz de Vimioso, construída no final do século XVI e no início do XVII, é um templo de inspiração maneirista com influência do gosto filipino, característico da época. Possui dois corpos adossados, sendo um deles a sacristia (reconstruída com um projecto da autoria do Arqtº Francisco Barata), do lado Norte da capela-mor, e uma capela particular, do lado Sul. As paredes exteriores da igreja são reforçadas por contrafortes.

O interior destaca-se pela amplitude espacial da nave única, ritmada por cinco tramos definidos por quatro arcos torais que suportam uma abóbada nervada, de cruzaria. A capela-mor apresenta uma abóbada de berço com rectícula de caixotões pintados com motivos grotescos enquadrando os símbolos da Paixão de Cristo. O retábulo-mor é uma obra preciosa de talha barroca de estilo nacional que preenche quase completamente a parte semi-circular da capela-mor, até ao tecto da respectiva abóbada. A Igreja Matriz de Vimioso está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1950.

Enviar um comentário