A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros promove uma Sessão de Observação de Aves no domingo, dia 26. A sessão, orientada por Paulo Travassos e que decorre na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo (PPAA). A sessão, tem inicio marcado para as 08.30h a partir da Praia da Ribeira.

Durante o período em que ocorrem as migrações de primavera, de fevereiro a março, as observações de aves são particularmente interessantes, dado ser possível, observar espécies que estão de passagem para descansar e retemperar as suas forças.

Em particular, algumas limícolas fazem da PPAA local de escala nas suas rotas migratórias, como por exemplo, o alfaiate, o ostraceiro, a tarambola-dourada, o maçarico-galego e o maçarico-real. Por esta altura, ainda é possível observar as espécies invernantes, como o abibe, o corvo-marinho, a petinha-dos-prados e o lugre.

E o usufrir da presença dos residentes mais evidentes como o pato-real, o mergulhãode- crista, mas também de passariformes como os chapins e toutinegras.

A PPAA, pela sua situação geográfica e caraterísticas ecológicas, desempenha um importante papel tanto no habitat residencial de espécies, como no habitat temporário de diversas em trânsito.

A sua área possui um apreciável património de avifauna intimamente associado ao seu enquadramento geográfico e à rica diversidade de flora e habitats que ladeiam todo o seu espelho de água.

As aves são bons indicadores da qualidade ambiental e o seu estudo e monitorização constitui uma forma relativamente simples de obter informação sobre o meio em que vivemos. Além dos seus aspetos técnico-científicos, a observação de aves é também uma atividade lúdica que possibilita um saudável contacto com a natureza.

Enviar um comentário