Se é adepto da boa gastronomia e de saborear ricos paladares, não deixe de visitar Macedo de Cavaleiros. Delicie-se com produtos de excelente qualidade e pratos confecionados de forma caseira, conservando o verdadeiro sabor de antigamente.

De 18 a 21 de fevereiro, por altura da realização do programa de Carnaval 2012, Macedo oferece-lhe o Festival Gastronómico do Grelo.

Rico em vitaminas e cálcio o grelo é o acompanhamento preferencial nos pratos transmontanos. Na altura do ano em que o seu sabor é mais rico, recomendamos-lhe uma visita aos restaurantes aderentes.

Miguel Torga, in Um Reino Maravilhoso, sem definir as terras considerou como exlibris
do fumeiro transmontano a «Trindade Nacional do Reino»: presunto, alheira,
salpicão. Daí a sugestão feita pelos organizadores deste festival gastronómico: grelos com salpicão assado, um dos pratos mais típicos do Entrudo Transmontano.

Mas a oferta não se esgota aqui. Nas ementas encontrará também os grelos a acompanharem a linguiça ou alheira assadas na brasa, o butelo e o Bacalhau com Broa.

O esparregado de grelos é também o acompanhamento ideal para pratos de caça ou para o típico bacalhau assado na brasa.

No dia de Entrudo, a atenção centra-se no desfile em Macedo de Cavaleiros. Ao inicio da tarde, a sátira e alegria terão lugar num cortejo que, de ano para ano, tem despertado cada vez mais a curiosidade de todos. O envolvimento da comunidade é um dos ingredientes de sucesso deste evento, que conta com a participação de grupos culturais, associações, instituições e juntas de freguesia na elaboração dos trajes e carros alegóricos.

Restaurantes Aderentes:
Tasquinha do Careto (Podence);
Moagem (Podence);
Lagarelhos (Podence);
Azibo (Podence);
Panorama;
Brasa;
Real Domus;
Cervejaria Imperial;
Di Roma;
Alendouro;
Nova Churrasqueira

Enviar um comentário