É já no dia 19 que os foliões saem à rua, em Alfândega da Fé para comemorar o Carnaval. Este ano o desfile acontece ao domingo na sede do concelho como forma de permitir a participação de todas as freguesias no corso carnavalesco, possibilitando, assim, que o Carnaval aconteça em cada aldeia na terça – feira. Aideia é que cada freguesia traga à vila os seus usos, costumes e tradições e, claro está, a folia própria desta época festiva.

O senhor Carnaval, assim se pode chamar a quem desde sempre se tem empenhado para manter viva a tradição carnavalesca no concelho, já há muito iniciou os preparativos para este dia. Padeiro de profissão, “engenheiro” e “arquiteto” de carros alegóricos nas horas vagas, Fernando Dias continua a ser figura de proa no corso alfandeguense. Por estas horas na “oficina” instalada em sua casa ultimam-se os preparativos para a participação no desfile de domingo. Este homem é um dos principais responsáveis pela manutenção do espírito do Carnaval na sede do concelho.

A esta festa começaram a juntar-se, impulsionadas pela Câmara Municipal, também as gentes das freguesias e o carnaval ganhou o espírito e dimensão de outros tempos. Com elas trouxeram as danças e contradanças, que tradicionalmente aconteciam nesta época em alguns pontos do concelho, mas também a sátira e crítica social tão própria de carnavais populares.

Com início às 15.00, o desfile promete não deixar fugir temas da actualidade brincando, mas ao mesmo tempo alertando para estas situações. Daí que há quem já tenha “alugado” uma ambulância para efectuar o transporte de doentes, sem cobrar um tostão.

Este vai ser uma das temáticas abordadas por uma das freguesias participantes no desfile.

Enviar um comentário