A recuperação de 16 quadros de Grão Vasco, pintor português do século XVI, é o grande destaque das obras que decorrem na igreja matriz de Freixo de Espada à Cinta, diocese de Bragança-Miranda, notícia a Agência Eclesia.

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), entidade promotora da intervenção, adianta que “o projeto está orçamentado em 56 147 euros”, com o apoio do “Programa Operacional do Norte” e “será executado nos próximos seis meses”.

A igreja matriz do Concelho de Freixo de Espada à Cinta, localizado a cerca de 125 kms de Bragança, está atualmente classificada como Monumento Nacional e tem como principais tesouros “16 pinturas quinhentistas, sobre madeira, da escola de Grão Vasco, pertencentes ao primitivo retábulo da igreja e integradas, no século XVIII, num conjunto de talha barroca localizado nas paredes da capela-mor”.

“Devido a problemas de natureza estrutural diagnosticados na abóbada quinhentista, e que implicaram consolidações e reposicionamento de alguns elementos graníticos”, este acervo foi temporariamente colocado em “local reservado”, acrescenta a DRCN.

Vasco Fernandes, mais conhecido por Grão Vasco, é considerado um dos mais importantes pintores portugueses da primeira metade do século XVI, tendo deixado um espólio que se distribui por monumentos religiosos como os Mosteiros de Salzedas, em Viseu, e de Santa Cruz, em Coimbra.

Fonte: Agência Eclesia

Enviar um comentário