O coordenador científico do Geoparque de Arouca anunciou hoje que as universidades de Aveiro, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vão trabalhar em conjunto para lançar um mestrado em Geoturismo.

A informação foi avançada por Artur Sá durante a sessão de abertura do 1.º Congresso Internacional de Turismo, a decorrer até domingo no Mosteiro de Arouca.

"Anuncio a constituição de um consórcio entre a Universidade de Aveiro, a Universidade do Minho e a UTAD, para criação de um mestrado de segundo grau em Geoturismo", afirmou esse responsável, que é também docente na instituição de ensino superior de Trás-os Montes.

"Acreditamos que este mestrado irá contribuir para a formação especializada de jovens que, com o seu conhecimento, dinamismo e paixão, poderão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade", acrescentou Artur Sá.

O novo projeto educativo da UTAD e das universidades de Aveiro e do Minho "assume assim uma aposta clara no Geoturismo", enquanto conceito em que, segundo o coordenador científico do Geoparque de Arouca, o prefixo Geo se refere ao sentido abrangente de "Geia" - figura mitológica grega que representa o planeta Terra - e não ao significado "mais restrito" da Geologia como ciência.

A ideia subjacente ao projeto é incentivar a descoberta de determinados destinos turísticos "como um todo, numa visão holística do territórios e das pessoas que o habitam, em prol de um desenvolvimento sustentável" dessas regiões.

Enviar um comentário