No passado dia 22 de Novembro, Terça-feira, o Município de Torre de Moncorvo envolveu cerca de 42 alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, acompanhados pelos respectivos professores, numa actividade simbólica de apanha da tradicional da azeitona.

Os jardineiros do Município ensinaram os procedimentos a tomar nesta actividade agrícola e os alunos colocaram mãos à obra para fazer cair as azeitonas das oliveiras. No final, as crianças tiveram direito a um lanche, oferecido pelo Município de Torre de Moncorvo, e a uma visita ao Lagar Azeitedouro.

A azeitona colhida pelos alunos foi transportada para o lagar, onde puderam ver o processo de transformação da azeitona em azeite, nomeadamente a separação da folha, a lavagem e a compressão da azeitona e a pasta que depois se transforma em azeite. Os mais novos ficaram ainda a saber como é armazenado e engarrafado o azeite.

No final da visita o Lagar Azeitedouro ofereceu a cada criança uma garrafa de azeite.

Presente na actividade esteve a Eng.ª Alexandra Sá, Vereadora responsável pelos espaços verdes e meio rural do Município que salientou que “esta iniciativa pretende sensibilizar os mais novos para uma actividade ancestral tão importante da qual estão cada mais alheados apesar do meio rural do nosso concelho.

É importante mostrar-lhes a grande riqueza e a qualidade do azeite produzido pelos nossos agricultores, as suas vantagens na economia local e sobretudo os benefícios que o seu consumo trás para a saúde.”

Os mais novos entusiasmados com a actividade aprenderam como se apanha a azeitona e como se faz azeite a partir dela.

O azeite proveniente das azeitonas colhidas neste dia será oferecido ao Agrupamento de Escolas pelo Município de Torre de Moncorvo.

Enviar um comentário