Maria da Assunção Carqueja, natural do Felgar, e o seu marido Adriano Vasco Rodrigues foram homenageados no passado dia 15 de Outubro, Sábado, na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo.

O Município entendeu assim homenagear os professores devido ao seu percurso profissional e ao trabalho desenvolvido em benefício do concelho.

A homenagem consistiu na apresentação de um livro de poesia de Maria da Assunção Carqueja, pelo professor Doutor João de Castro Nunes e foi ainda apresentado pelo Professor Doutor Fausto Pontes um livro de homenagem intitulado “Percursos de Razão e Afecto” coordenado pela Dra. Adília Fernandes, que engloba 43 testemunhos e depoimentos de pessoas que tiveram o prazer de trabalhar ou contactar com os homenageados.

No mesmo dia foi inaugurada a exposição “Percursos e Afetos de Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues” e a exibição de um filme sobre a vida dos professores.

A população aderiu em força à iniciativa do Município de Torre de Moncorvo realizada em parceria com o Centro de Estudos e Promoção da Investigação Histórica e Social (CEPIHS).

Maria da Assunção Carqueja nasceu a 15 de Agosto de 1930 no Felgar, licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Universidade de Coimbra em 1955, e fez ainda o curso de Ciências Pedagógicas.

Iniciou a sua carreira no Liceu Nacional de Braga em 1955, trabalhou com o seu marido no Liceu Nacional da Guarda, transferindo-se para o Porto onde se profissionalizaram na docência do Ensino Secundário.

Em 1965, acompanha Adriano Vasco Rodrigues para Angola, onde trabalhou no Instituto de Investigação Científica, na área das Ciências Humanas. Em Angola elaborou vários trabalhos nas áreas da história dos povos africanos, escravatura e filosofia Bantu. Em 1988, desloca-se para a Bélgica onde exerceu durante dez anos o cargo de Conselheira Técnica para o Ensino da Filosofia na União Europeia.

Além de vários livros de poesia que já editou é autora de várias obras de investigação sobre o nosso concelho como “Subsídios para uma Monografia da Vila de Torre de Moncorvo” (1955), “Subsídios para o Estudo das Ferrarias do Reboredo” (1961), “Felgar” (2006), este escrito em parceria com o seu marido e “Documentos Medievais de Torre de Moncorvo” (2007).

Enviar um comentário