O Município de Macedo de Cavaleiros foi ontem distinguido com a Bandeira Verde ECO XXI, relativa à candidatura 2010/2011.

Esta é a quinta distinção consecutiva para Macedo de Cavaleiros, em 6 anos de implementação do Programa ECO XXI, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Na sessão pública de apresentação dos resultados realizada na cidade do Pombal, o município macedense, à semelhança do ano transacto, viu ser-lhe reconhecidos os seus esforços na área ambiental, superando os objectivos definidos para 2010, com um índice superior a 60%. De entre as 35 candidaturas, Macedo de Cavaleiros alcançou o quinto posto.

O Programa ECO XXI visa distinguir as boas práticas, políticas e acções no sentido da sustentabilidade desenvolvidas a nível local, com especial ênfase nos aspectos relativos à qualidade ambiental e às práticas de educação para a sustentabilidade.

Inspirado nos objectivos da Agenda 21, procura, através de um sistema de 23 indicadores e diversos sub-indicadores, avaliar diferentes vertentes de sustentabilidade desde a gestão de recursos, à informação aos munícipes passando pela energia, mobilidade, floresta, resíduos, turismo, ordenamento do território, qualidade do ar e da água, educação ambiental das escolas e implementação do programa da Bandeira Azul.

As sucessivas distinções com a Bandeira Verde, “evidenciam a política de boas práticas de Macedo de Cavaleiros, reconhecendo os esforços da Câmara Municipal e dos seus munícipes, na prossecução de um desenvolvimento sustentável, garante de uma melhor qualidade de vida para todos” refere uma nota de imprensa do município.

Enviar um comentário