Na quarta-feira, dia 12, às 15h no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, é apresentado o projeto de elaboração do Plano Municipal para a Promoção da Acessibilidade do Município de Macedo de Cavaleiros.

Para a sessão pública de apresentação do projeto são convidados a participar e a colaborar todos os organismos públicos e privados, religiosos e civis, bem como toda a sociedade do concelho. Este processo quer-se humanizado, daí que o envolvimento da comunidade seja essencial. As diferentes sugestões, permitirão um conhecimento alargado das necessidades, identificadas por muitos daqueles que no dia a dia detetam os problemas, permitindo que o levantamento feito seja o mais completo e minucioso possível.

O Plano Municipal para a Promoção da Acessibilidade, aprovado no âmbito do Programa Rampa do Programa Operacional Humano (POPH), contribuirá para a melhoria das qualidade de vida em todo o concelho, no que toca à mobilidade em espaço público.

Este é um instrumento de ação, que incide na via pública, edifícios, transportes, comunicação, infoacessibilidade e turismo, contribuindo para a programação da adaptação dos espaços, reduzindo as assimetrias no seu acesso. Não se limitará à simples eliminação de barreiras urbanísticas ou roturas das continuidades nos percursos, vai proceder à identificação das fragilidades sociais e físicas do concelho do ponto de vista da acessibilidade, reforçando este como um concelho inclusivo, acessível para todos, macedenses e turistas, tendo em conta as diferentes condições de mobilidade.

Atualmente, o Plano encontra-se em fase de diagnóstico, na identificação das dificuldades em todo o concelho, sob coordenação da Proasolutions, empresa com larga experiência nos estudos de acessibilidade na Península Ibérica, com a colaboração da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto, que tem promovido inquéritos junto da população.

Enviar um comentário