Os preços das portagens no primeiro troço de auto-estrada em Bragança vão ser mais baratos do que os valores anunciados pela concessionária Autoestradas XXI, divulgou hoje a Estradas de Portugal (EP).

Em nota enviada à Agência Lusa, a EP esclarece que os valores das taxas de portagem a cobrar são de 60 cêntimos para os veículos de classe 1, de 1,10 euros de classe 2, de 1,40 euros de classe 3 e 1,55 euros para os da classe 4.

Os preços agora divulgados correspondem a menos cinco cêntimos nas primeiras três classes e dez cêntimos na última em relação aos valores que estavam afixados nas placas informativas da auto-estrada.

Os nove quilómetros deste troço são portajados "sem possibilidade de pagamento manual no local", como realça a EP, já que a cobrança é feita através de um sistema electrónico que obriga à aquisição de um dispositivo ou ao pagamento até cinco dias depois da utilização da via nos CTT ou lojas “pay-shop”.

O troço portajado tem instalado apenas um pórtico de cobrança em um dos três nós, o das Cantarias, o que permite aos automobilistas contornarem o sistema de leitura das matrículas e circularem em toda a extensão da auto-estrada sem pagarem portagem.

Os automobilistas têm também como alternativa a variante norte de Bragança, correspondente a 17 quilómetros que ficam do actual IP4 sem custos para o utilizador.

A variante sul da Auto-estrada Transmontana representa um investimento de 30 milhões dos 550 milhões de euros que vai custar a rodovia em toda a sua extensão de 130 quilómetros entre Vila Real e Bragança.

A conclusão está prevista para final de 2012, mas ainda este ano deverão abrir ao tráfego novos troços, nomeadamente 13 quilómetros entre Lamas de Orelhão e Mirandela Nascente, totalizando 40 quilómetros de autoestrada operacionais, segundo dados da EP.
Fonte: Lusa

Enviar um comentário