A Direcção Regional de Educação do Norte, em parceria com a Dirección General de Calidad, Innovación y Formación del Profesorado de la Consejería de Educación de la Junta de Castilla y León e a Direcção Regional de Educação do Centro, vão organizar um projecto comum de aprendizagem de línguas.

O projecto de Formação, Inovação e Aulas Virtuais na Aprendizagem de Línguas (FIAVAL) assenta numa proposta de cooperação transfronteiriça e insere-se no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013, financiado pelo FEDER.

O FIAVAL procurará uma proximidade linguística e cultural entre professores e alunos das regiões transfronteiriças de Castela e León e as regiões centro e Norte de Portugal. O objectivo é aumentar o número de portugueses a falar espanhol e o número de espanhóis a falar português.

Para o efeito, o português será apresentado nos próximos anos como a língua estrangeira nos Centros de Educación Primaria de Castilla y León.

No futuro serão seleccionados vinte projectos num lado e no outro da fronteira que posteriormente serão apoiados com financiamento público.

O acto inaugural do projecto FIAVAL terá lugar em Vila Real, no anfiteatro do Conservatório Regional de Música de Vila Real, no dia 5 de Setembro.

Enviar um comentário