A AEPGA e a Galandum Galundaina Associação Cultural (GGAC) vão realizar entre os dias 27 e 31 de Julho, a IX Edição do Festival Itinerante da Cultura Tradicional “L Burro I L Gueiteiro” que terá início, no dia 27 de Julho, em Miranda do Douro e passará pelas aldeias mirandesas de Atenor e Picote.

Através da realização de mais uma edição do Festival “L Burro I L Gueiteiro”, organização deste evento, que já constitui um marco cultural da região do Nordeste Transmontano, “pretende potenciar a música e os instrumentos tradicionais, os arraias e as danças mirandesas, a gastronomia local, a fauna, a flora e o quotidiano de quem resiste por Terras de Miranda”.

Segundo a organização, um dos objectivos do Festival “ é dar a conhecer o Burro de Miranda e os novos usos associados a este animal, entre os quais, a sua utilização em percursos/passeios ecoturísticos”.

Ao longo do Festivalserão criados precursos que permitem “caminhar na companhia do Burro de Miranda por antigos caminhos, contemplando as belas paisagens transmontanas que nos irão conduzir ao encontro das aldeias da Terra de Miranda, do convívio com a população local e da imensa diversão concedida pela partilha dos antigos arraias tradicionais”.

O Festival pretende, ainda, reavivar a memória do Burro, que noutros tempos constituiu um dos meios de transporte mais utilizados na região, conciliando este acontecimento, com um antigo facto histórico em que os antigos gaiteiros faziam-se transportar para as romarias montados no seu dorso.

Além do Festival Itinerante da Cultura Tradicional “L Burro I L Gueiteiro”, estão ainda agendadas outras iniciativas locais como a feira e mostra de Asininos de Miranda “feira do Naso”, que decorrerá na aldeia da Póvoa, concelho de Miranda do Douronos dias 3 a 4 de Setembro.

De 10 a 11 de Setembro realizar-se-á também a Feira de Burros da aldeia de Azinhoso, no concelho de Mogadouro.

Enviar um comentário