Olhar o céu e identificar estrelas e as suas evoluções, apreciar o relevo da Lua e observar galáxias, são a proposta para a próxima semana no concelho de Macedo de Cavaleiros. A iniciativa de astronomia “Vale a pena olhar o céu”, integra o programa de Ciência Viva no verão, que o Município de Macedo de Cavaleiros possibilita.

De 18 a 22 de julho, a partir das 21.30h, a Astronomia no verão estará presente em Vale Pradinhos (dia 18), Bagueixe (dia 19), Bornes (dia 20), Castelãos (dia 21) e na Albufeira do Azibo (dia 22). As sessões, que decorrem nos largos principais das aldeias e na Praia da Fraga da Pegada, iniciam-se com uma explicação teórica de contextualização. Nas observações à vista desarmada são privilegiadas a orientação estelar e identificação de constelações. Com o telescópio, observam-se a Lua, Saturno, estrelas em diferentes fases de evolução (azuis, amarelas e vermelhas), enxames de estrelas (abertos e fechados) e a galáxia Andrómeda (M31).

O Programa de Ciência Viva contempla também a Biologia e Geologia. Na área biológica, a 27 de agosto realiza-se a atividade “Anfíbios e Répteis no Rio Azibo”, ao longo de um percurso neste rio, junto à extinta aldeia de Banrezes. No dia 10 de setembro, é proposta a atividade “Há vida nas ribeiras”, que ao longo de um percurso na Ribeira de Vale de Moinhos até ao Rio Sabor, permitirá a observação e análise de plantas aquáticas, aves, anfíbios e libélulas. Na geologia, reserva-se uma viagem de milhões de anos ao “Maciço de Morais: antigo oceano enquadrado por dois antigos continentes”.

Estas iniciativas, não sendo ações muito exigentes do ponto de vista científico, em que é utilizada uma linguagem simples, constituem uma ótima oportunidade de aumentar conhecimentos, mesmo em período de férias.

Enviar um comentário