A EARMA (European Association of Research Managers and Administrators) organiza a sua 17ª Conferência Anual entre os dias 22 e 24 de Junho de 2011, no Instituto Politécnico de Bragança.

O evento reúne administradores de ciência de todo o mundo que em Bragança vão discutir assuntos como, por exemplo, o programa e financiamento da investigação na Europa dos próximos anos.

Durante a 17ª Conferência Anual da EARMA serão também discutidas questões sobre o incremento da qualidade na investigação através da minimização de aspectos burocráticos neste sector.

Esta é a primeira vez que Portugal recebe uma conferência da EARMA, sendo que a candidatura de Bragança se impôs e foi a seleccionada de entre algumas das candidaturas de cidades europeias como, por exemplo, Viena ou Dublin.

Este facto leva o organizador José Mário Leite, director adjunto do Instituto Gulbenkian para a Ciência, natural de Torre de Moncorvo, a sublinhar o empenho da câmara Municipal de Bragança e do Instituto Politécnico local.

Durante três dias cerca de duzentos representantes de gestores de investigação de todo o mundo vão estar na capital nordestina para discutir como é que os dinheiros públicos destinados à investigação científica vão ser aplicados nos próximos anos, devendo ser analisada uma calendarização de aplicação de verbas até ao ano de 2020.

Este é um evento de grande dimensão que vem para Bragança e vai ter uma grande repercussão ao nível do turismo, da indústria hoteleira e da restauração.

“Este encontro é, por isso, visto também como um impulso ao turismo já que vão estar presentes centenas de gestores e decisores de topo da área da ciência de todo o Mundo, curiosos por conhecer as potencialidades da região onde o congresso vai decorrer. Nesse sentido a organização promoveu a criação de um site bem como a distribuição de uma revista para que cada participante usufrua de toda a informação relevante sobre o distrito de Bragança”, lê-se no site produzido para esta iniciativa intitulado Welcome Nordeste.

Veja aqui o programa da 17ª Conferência da EARMA

Enviar um comentário