Está a ser preparado “um plano conjunto” para a gestão integrada do rio Douro entre portugueses e espanhóis.

Até 2015 Portugal e Espanha deverão iniciar um projecto de “gestão partilhada” das bacias hidrográficas dos rios internacionais Minho/Lima e Douro.

Neste momento estão a ser realizados estudos para a elaboração de um plano de ordenamento da bacia do rio Douro, devendo o mesmo estar em discussão pública em meados de 2012.

O presidente da Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARHN), António Brito disse à Lusa que nesse ano (2012) será então apresentado “um plano conjunto” para a bacia do Douro e outro para a do Minho/Lima, que abrange um território habitado por mais de seis milhões pessoas nos dois países.

Numa reunião efectuada na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, o representante da Confederação Hidrográfica do Douro disse que estão previstos investimentos de 3.000 milhões de euros nas duas regiões, sendo que na bacia do Douro, o investimento deverá ultrapassar os 2.000 milhões de euros.

Neste momento sabe-se o plano espanhol “contempla algum incremento de usos para satisfazer algumas necessidades de agricultura junto do rio Douro o que pode levar a alguma redução dos caudais”, disse António Brito.

Enviar um comentário