A terceira edição do Douro Film Harvest (DFH) vai decorrer em Alijó de 5 a 11 de Setembro e este ano tem o Brasil como país convidado.

O concelho de Alijó apresenta um carácter rural, inserido na Região Demarcada do Douro e vive essencialmente da agricultura e do pequeno comércio. A cultura vitivinícola, principalmente a cultura dos vinhos finos ou generosos e de mesa, praticada essencialmente nas terras junto aos rios que delimitam o concelho é o produto mais rentável deste território.

A relação especial entre cinema e vinho é, este ano, cultivada através da homenagem ao Brasil. Depois de a Argentina inaugurar a secção “País Convidado”, as atenções voltam-se agora para as tradições vinícola e cinematográfica brasileiras.

No âmbito desta homenagem, insere-se a Ryby Selection, que será este ano constituída com filmes de produção e realização brasileira. A riqueza e mutação proporcionadas pelo Novo Mundo chega-nos não só na colheita de modernos vinhos mas também na qualidade da colheita cinematográfica.

O destaque desta edição vai para o “Prémio CastaDouro Manoel de Oliveira que será atribuído à produção que se distinguir numa nova secção do certame dedicada a curtas ou longas-metragens que toquem o Douro de maneira especial, quer sejam filmadas na região ou tenham o vinho do Porto e Douro como inspiração ou referência”, refere-se no site do evento cultural.

“A secção vai ser organizada pelos curadores do DFH, que vai seleccionar em particular produções portuguesas, mas também de todo o mundo, com ligação ao Douro.

Os filmes serão depois avaliados por um júri constituído por entidades ligadas à região, ganhando o galardão o que melhor se enquadrar na perspectiva da obra de Manoel de Oliveira.

A carreira do cineasta, o mais importante realizador nacional e um dos mais reputados a nível mundial, está fortemente ligada ao Douro, quase berço da sua cinematografia, onde filmou muitos dos seus filmes. Por isto, Manoel de Oliveira mostrou satisfação ao aceitar, directamente a partir de Veneza, o convite feito pela organização do DFH, considerando particularmente relevante que esta categoria escolha filmes que nomeiem o Douro”.

Enviar um comentário