Alfândega da Fé apresenta publicação relacionada com o trabalho desenvolvido com a espécie no concelho.

Entre 23 e 27 de Fevereiro e pelo segundo ano consecutivo o Município de Alfândega da Fé promove-se naquela que é a maior feira de turismo do país. À BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa – o concelho transmontano leva os seus usos e costumes, as suas singularidades e atractividades turísticas e um projecto que assenta na complementaridade entre as especificidades do mundo rural e os novos desafios que se impõem em termos turísticos.

O livro “Fé nos Burros” é o resultado final de um trabalho de estudo e levantamento do gado asinino e muar do concelho desenvolvido pela Câmara Municipal em colaboração com o Fotógrafo Pedro Marnoto e a Associação APGA– Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino-. Uma maneira de alertar para a necessidade de preservar a espécie, mas também de registar a relação entre o homem e o animal, ao mesmo tempo que se sensibiliza para novos usos que podem ter estes animais. Vinte fotos e uma exposição ao ar livre depois e surge esta publicação, que retrata essa mesma esperança no mundo rural transmontano, na relação ente o homem e o burro enquanto geradora de mais valias para a região, nomeadamente no campo turístico.

“Uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro, fazendo-nos tomar consciência de que há perigos, oportunidade e escolhas a fazer”, assim se refere a este projecto a Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, na brochura que acompanhou a exposição realizada ao livre no Verão passado. O trabalho, que agora passa para livro, vai ser apresentado no próximo dia 23 de Fevereiro, pelas 18.00h, na BTL, no âmbito da participação do município neste certame. O lançamento do livro vai ser efectuado no Pavilhão da Porto e Norte - Entidade Regional de Turismo do Norte - , simultaneamente será dado a conhecer um DVD, uma espécie de making off do trabalho “fé nos burros”.

Esta foi uma das formas encontradas para continuar a dar relevo a um projecto considerado essencial para a preservação do mundo rural e de grande importância para a oferta turística concelhia. Um esforço que já deu frutos, aliás, já existem propostas e programas turísticos que apostam nesta singularidade, o mais recente foi apresentado na FITUR (Feira Internacional de Turismo de Madrid) e inclui uma visita pela zona histórica de Alfândega da Fé, passeando de Burro.

Enviar um comentário