O fim-de-semana que antecede o Carnaval pode ser pretexto para uma visita mais demorada a Alfândega da Fé. Os apreciadores de gastronomia vão encontrar de 5 a 6 de Março motivos de sobra para passar por este concelho Transmontano. Alfândega da Fé vai receber aqueles que são atraídos pela beleza paisagística das amendoeiras floridas com um programa diversificado assente nas tradições e gastronomia local.

As Festividades iniciam-se à mesa com 4 restaurantes a proporem uma viagem através dos gostos e sabores concelhios. Quem passar pelos restaurantes Garfo 2, Cantinho de S. Francisco, Churrasqueira Morais ou pelo restaurante do Hotel & SPAAlfândega da Fé vai encontrar uma ementa que privilegia os produtos locais.

O Menu tem a assinatura do alfandeguense Marco Gomes. O conhecido chefe reinventa a tradição e sugere uma refeição onde a cereja, a amêndoa, mas também os enchidos e a Castanha estão em destaque. A proposta passa por uma tartelete de alheira de Alfândega da Fé, seguida de um Espeto de vitela grelhada, com feijoada de enchidos de Alfândega da Fé e arroz branco. Para sobremesa o afamado pudim de castanha acompanhado de gelado de cereja. Os típicos barquinhos e rochedos (doces confeccionados à base de amêndoa) são a sugestão para acompanhar o café.

Com o Fim-de-Semana Gastronómico, promovido pela Turismo Porte e Norte em conjunto com o município, começam um conjunto de iniciativas que visam potenciar e dinamizar a oferta turística concelhia, numa altura em que o concelho é visitado por inúmeras pessoas.

ACâmara Municipal abre, também a 5 de Março, o “Mercadinho Flor de Amêndoa”. Um local de mostra, venda e degustação de produtos locais. O espaço será também de demonstração das potencialidades gastronómicas dos produtos locais, com especial incidência na amêndoa. Showcookings, provas de azeite, degustações estão programadas para o espaço de confecção/degustação instalado no edifício do Posto de Turismo concelhio. Atudo isto junta-se a animação musical assente nas raízes e tradições locais.

O “Mercadinho Flor de Amêndoa” vai funcionar aos fins-de-semana, no edifício do Posto de Turismo, até ao final do mês de Março e assume-se como um espaço privilegiado para promoção, mas também venda dos produtos das Terras de Alfândega. Um convite para provar e comprovar a autenticidade e qualidade dos azeites, queijos, enchidos, compotas mas também de produtos e iguarias onde a amêndoa é um dos ingredientes principais.

Enviar um comentário