Bragança, Chaves, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela e Valpaços integram a Ecocitras, uma estratégia de desenvolvimento comum e irá funcionar como uma agência de desenvolvimento local.

Estes seis municípios formarão uma rede de cidades ecológicas nas quais serão feitos diversos investimentos.

Bragança, Chaves, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela e Valpaços irão trabalhar em rede, numa estratégia de desenvolvimento sustentável comum, cooperando para reforçar sinergias e complementaridade. O projecto irá ainda funcionar como uma agência de desenvolvimento local, facilitando a gestão da estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios urbanos abrangidos e a articulação dos investimentos municipais.

O plano de acção, assente no conceito “Eco”, prevê um investimento de 15 milhões de euros em cinco projectos, em cada uma destas seis cidades, que totalizam perto de 148 mil habitantes, além de aproveitar e potenciar os recursos já existentes.

Os seis municípios vão adoptar um modelo de desenvolvimento comum em torno da sustentabilidade ambiental, nas vertentes da agro-indústria, da energia, do turismo e da construção, que será pioneiro no país.

Enviar um comentário