Já está oficialmente criado o SABE – Serviço de Apoio a Bibliotecas Escolares – de Alfândega da Fé. O protocolo para a constituição do SABE de Alfândega da Fé foi assinado a 2 de Dezembro entre o Município e o Agrupamento de Escolas.

A implementação de boas práticas nas relações institucionais visando uma melhoria contínua dos serviços assente na cooperação estreita e partilha de recursos e saberes levou as duas instituições a criarem este SABE. Uma forma de melhorar a interacção entre a biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares concelhias.

Tendo em conta a importância das Biblioteca no processo formativo dos indivíduos, a entrada em funcionamento deste serviço vai reforçar o papel das Bibliotecas no campo do incentivo à leitura e fomento da literacia.

O SABE de Alfândega da Fé visa a criação de uma rede concelhia de leitura, educação e cultura, tendo sempre presente a importância da biblioteca como “força viva para a educação, a cultura e a informação, e como agente essencial para a promoção da paz e do bem-estar espiritual nas mentes dos homens e mulheres”. (in Manifesto da Unesco).

Em Alfândega da Fé este serviço vai ter como base para o seu funcionamento a Biblioteca Municipal. O SABE pode ser entendido como um complemento ao trabalho desenvolvido pelos docentes afectos às duas Bibliotecas Escolares que actualmente existem no concelho. O SABE de Alfândega da Fé vai ter como principais competências o apoio técnico especializado prestado às escolas no domínio da criação, organização, gestão e funcionamento das bibliotecas escolares; aconselhamento na selecção documental e apoio no processo de aquisição; criação de um sistema coordenado de empréstimo inter-bibliotecas; a elaboração de um catálogo colectivo e o
desenvolvimento de projectos de promoção da leitura.

Recorde-se que os Serviços de Apoio a Bibliotecas Escolares surgiram no final da década de 90 do Século passado, altura em que o Ministério da Educação inicia um programa de Rede de Bibliotecas Escolares. Este serviço assume-se como uma forma de estímulo para a criação de bibliotecas Escolares, mas também de apoio e acompanhamento das existentes.

Enviar um comentário