Quatro pessoas da mesma família foram internadas na sexta-feira no hospital de Bragança com um quadro de gastroenterite devido ao consumo de cogumelos venenosos, disse a enfermeira chefe do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE).

Trata-se de uma mãe, filha, neta e genro, sendo que a criança, de cinco anos, foi transferida de helicóptero, para o hospital pediátrico de Coimbra devido ao agravamento do seu estado de saúde. A menina acabou por ser submetida a um transplante de fígado, operação que correu com sucesso, estando agora internada na Unidade de Cuidados Intensivos nos Hospitais Universitários de Coimbra.

A mãe é a pessoa mais velha e, entre os adultos, é a que apresenta um estado de saúde mais grave. No entanto, está internada na unidade de cuidados intermédios do hospital de Bragança em estado considerado estável.

A filha e o genro, com cerca de 40 anos, estão internados no serviço de urgência. Os três adultos estão a responder bem aos tratamentos, adiantou a fonte. Os quatro elementos deram entrada na sexta-feira, mas só mais tarde, em conversa, disseram que comeram cogumelos.

O hospital pediu de seguida um parecer de uma investigadora do Instituto Politécnico de Bragança sobre a espécie de cogumelos em causa, dos quais havia amostras.

Dos elementos desta família, residente em Bragança mas natural da aldeia de Carragosa, no Parque Natural de Montesinho, o caso mais preocupante é o da avó da menina, com cerca de 65 anos.

Enviar um comentário