Bota-te a andar… a pé por Alfândega, o desafio é lançado pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé, que no próximo dia 23 de Outubro organiza um Passeio Pedestre por um dos trilhos do concelho. A iniciativa vai permitir explorar uma das zonas mais emblemáticas de Alfândega: O Trilho do Sabor.

Esta iniciativa insere-se na estratégia delineada pelo Município para a promoção do turismo activo e de natureza no concelho. Com condições ímpar para o desenvolvimento deste sector, a autarquia está apostada na implementação de medidas e incentivos que permitam captar os amantes deste tipo de actividades.

Daí que já esteja a funcionar o Passaporte Pedestre. Um documento que para além das regras e normas de conduta que todo o pedestrianista deve observar, permite, como o próprio nome indica, atestar a passagem pelos Trilhos do concelho. O “BOTA-TE A ANDAR…por Alfândega” pode ser obtido no Posto de Turismo de Alfândega da Fé e assume-se como uma espécie de incentivo para todos os que querem conhecer o concelho caminhando.

O Esquema de uso é relativamente simples, por cada passeio é colocado um carimbo e o participante terá direito a um brinde de acordo com os passeios efectuados. Assim os carimbos podem ser trocados por um Chapéu, ou por um Pólo, conforme se tenha realizado um ou dois passeios. É o que vão poder fazer todos aqueles que participarem no passeio do próximo Sábado.

Recorde-se que este é o segundo Passeio Pedestre promovido pelo Município e é resultado de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses, que resultou na recuperação de alguns dos trilhos existentes e no delineamento de novos. Ao todo existem 5 trilhos no concelho, perfeitamente identificados e sinalizados de acordo com as normas internacionais.

O Trilho do Sabor é um percurso de pequena rota, estende-se ao longo de cerca de 6km, num percurso paisagisticamente espectacular.

No dia 23 a concentração está marcada para as 09.00h, no Posto de Turismo de Alfândega, local de onde os participantes partem em direcção à Freguesia de Parada. O Passeio termina em pleno Santo Antão da Barca. Para este local está prevista a realização de um piquenique. Com um custo de simbólico de cerca de 2,5€, esta iniciativa irá permitir conhecer o património natural, cultural mas também histórico das localidades e margens do Rio Sabor.

Enviar um comentário